TOP 5: Trilhas sonoras de filmes

Eis o momento revelação: Sou obcecada por trilhas sonoras! De filmes, séries, documentários, animações...tudo. A trilha sonora é um negócio ...

Eis o momento revelação: Sou obcecada por trilhas sonoras! De filmes, séries, documentários, animações...tudo. A trilha sonora é um negócio que faz toda a diferença pra mim, porque junto com a fotografia, é responsável pelo tom/emoção a ser transmitida nas cenas. E tem que casar p-e-r-f-e-i-t-a-m-e-n-t-e com o momento. Confesso que inicialmente pensei em fazer um post de TOP 5 com as minhas trilhas sonoras favoritas e pronto, mas como fazer isso se não caberiam sequer num ~TOP 15~? Então decidi dividir por categorias pra ficar mais justo (pra mim! HÁ!)e possivelmente menos cansativo pra quem lê. Ah, obviamente não são as melhores trilhas sonoras do mundo, mas são as que gosto além da conta - e que sempre ressuscito quando preciso dar aquela animada.

Uma observação importante: não vou entrar na área instrumental das trilhas sonoras, porque sei que não é a preferência de muita gente, mais pra frente pretendo mencionar isso em outro post, prometo!

5ª COLOCADA: A GAROTA DE ROSA SHOCKING



Eu sou apaixonada e viciada em filmes dos anos 80. Sim, especialmente se forem esses filmes adolescentes. Conheço todos, e amo justamente por causa das trilhas sonoras. Em A Garota de Rosa Shocking, a melhor cena do filme envolve música. Try a Little Tenderness ganhou uma interpretação maravilhosa do Duckie (<3), e eu considero icônica sim! Toda a trilha sonora é ótima, mas essa música e a If You Leave são, pra mim, as melhores. Tipo música pra cantar com gosto enquanto se faz a faxina e dança com a vassoura, sabe?

Se você ainda não viu esse filme, não vá esperando a melhor história dos últimos tempos. É leve, mas tem a Molly Ringwald (já falei que já assisti tudo que ela fez? Sim, assisti!!!) e essa trilha sonora, então vale a pena.

4ª COLOCADA: LISBELA E O PRISIONEIRO



Preciso começar dizendo que TODA VEZ que Lisbela e o Prisioneiro na TV é obrigatório assistir, ok? Deixando claro isso, vamos lá: uma das melhores trilhas sonoras de filmes brasileiros. Além de Caetano Veloso, tem Lirinha, Zé Ramalho, Sepultura, Los Hermanos, Elza Soares e mais uma penca de artistas bons. Minhas preferidas são Você Não Me Ensinou a Te Esquecer (mais óbvio impossível), a versão maravilhosa de A Dança das Borboletas e a divertida O Amor é Filme. A trilha sonora casa perfeitamente com o roteiro, a fotografia, os cenários...Ai, só de falar já deu vontade de ver de novo - pra mim, é daqueles que parecem que tô vendo pela 1ª vez, mesmo que já tenha assistido 15368263 vezes.

3ªCOLOCADA: HORA DE VOLTAR



O filme é bom, mas a trilha sonora é excelente. Hipster before it was cool. Tem Coldplay, The Shins, Remy Zero, Nick Drake, Zero 7...enfim, não foi à toa que a trilha sonora ganhou um Grammy em 2005. Todas as músicas seguem essa linha mais indie, meio folk e bem melancólicas - pra combinar com o clima de ~dramédia~ do filme. Ainda não se convenceu a assistir?Tem a Natalie Portman! Se isso não te convencer, SAI DO MEU SITE! Brincadeira! Mas realmente adoro a Natalie, uma das minhas atrizes favoritas. Conheci essa trilha sonora maravilhosa por causa dela, então vale a pena ouvir.

2ª COLOCADA: O CLUBE DOS CINCO



Ok, bem óbvia essa escolha - especialmente pra quem me conhece. Eu amo esse filme. Assisti pela primeira vez no Corujão (GOD BLESS CORUJÃO) há uns 6/7 anos atrás e desde então não me canso. E o principal motivo é ESSA. TRILHA. SONORA. Adoro a sonoridade das músicas dos anos 80, desculpa. Pra mim, todas elas transmitem uma sensação de ~mágica~ e mesmo as baladas são muito cheias de energia. E é exatamente o que sinto ouvindo a soundtrack desse filme. Além da icônica Don't You (Forget About Me), do Simple Minds, a trilha tem Fire in the Twilight, de Wang Chung e We Are Not Alone, da Karla DeVito - essas são minhas três favoritas. Válido mencionar que tem a Molly Ringwald nesse filme também, sou muito previsível.

1ª COLOCADA: ONCE - APENAS UMA VEZ



Se você prefere filmes com muita ação, pode achar o filme meio parado - e a trilha sonora também. Mas te convido a assistir mesmo assim e não se prender a isso, é um filme independente sobre um período da vida dos protagonistas e pronto, apenas. Os responsáveis pelas vozes da trilha sonora (e as composições também) são os próprios atores. Glen Hansard e Marketa Irglová são aquelas pessoas super random que, quando juntam as vozes, você se pergunta: porque esse encontro demorou tanto? Além do carro-chefe Falling Slowly, minhas favoritas são Say it To me Now e When Your Mind is Made Up. A trilha sonora é daquelas pra cantar com vontade, especialmente no banho. Ah, e ganhou um Oscar de melhor canção (com Falling Slowly) em 2007, tá bom pra vocês?

Menções honrosas: The Bling Ring, As Vantagens de Ser Invisível, Armageddon, Maria Antonieta, The Wonders, Django e Across The Universe. Não poderia deixar de citá-los, muita pressão fazer TOP 5, HAHAHA.

Você pode gostar também de:

3 comentários

  1. A gente super concorda no top cinco hahahaha amei! Once é a trilha sonora que me QUEBRA. Eu gosto muito também de mamma mia! porque sou fanzona de abba hahaha e um filme que vi outro dia, que é uma adaptação de musical off broadway com a anna kendrick e gostei muito das músicas é the last five years, não sei se você já assistiu.

    ResponderExcluir
  2. A gente super concorda no top cinco hahahaha amei! Once é a trilha sonora que me QUEBRA. Eu gosto muito também de mamma mia! porque sou fanzona de abba hahaha e um filme que vi outro dia, que é uma adaptação de musical off broadway com a anna kendrick e gostei muito das músicas é the last five years, não sei se você já assistiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu <3 ai, Once é uma trilha sonora que nunca vou enjoar HAHAHHAHAAH sei de trás pra frente e ainda me emociono tbm <3 gosto de mamma mia tbm, acho que ela entraria no meu top 10 hahahaha nao sei pq esqueci de citar! Quanto ao filme com a Anna Kendrick: ainda nao assisti, mas vou pesquisar pq adoro ela <3

      Excluir