Tipos de cabelo, Cronograma Capilar, Low e No Poo

Oi, gente, finalmente venho trazer as respostas para a pergunta que me fazem sempre: COMO SEU CABELO AINDA NÃO CAIU? Sim, são muitas respost...

Oi, gente, finalmente venho trazer as respostas para a pergunta que me fazem sempre: COMO SEU CABELO AINDA NÃO CAIU?
Sim, são muitas respostas! Acho que minha característica ~marcante~ é o cabelo. Sempre curto e, atualmente, verde (mas vivo trocando de cor também). Meu banheiro é ponto de encontro de muitos produtos de cabelo, inclusive. É um assunto que realmente amo falar e pesquisar sobre. Durante esses anos de mudanças capilares (em 90% das vezes faço tudo sozinha), pude entender MUITA coisa sobre cabelos e modo de tratá-los. Tenho amigas, conhecidas e até desconhecidas que me perguntam como faço e como trato, então decidi trazer o assunto ao blog. Farei uma série de posts, com assuntos separadinhos, começando do famoso INÍCIO, HAHAHA. Esse é o primeiro (dã!), onde vou introduzir os diferentes tipos de cabelo e as duas técnicas que faço no meu. Então senta que lá vem MUITA história!

Um aviso antes de começarmos: não sou cabeleireira, não sou profissional da área, não fiz curso de nada disso, só tô repassando informações que aprendi em blogs, vlogs e fóruns de discussão gringos e brasileiros. Não me responsabilizo pelo que vocês farão em vossos cabelinhos, desculpem <3

OS TIPOS DE CABELO

Quando eu descobri que os nossos cabelos poderiam ser classificados fiquei em choque. Não sabia que existiam essas categorias e estudar meu tipo de cabelo foi muito importante pra entender como ele se comporta (o meu é tipo 1c, com algumas partes 2a!). Eles são divididos em números (e, dentro desses números, existem subcategorias) entre lisos, ondulados, cacheados e crespos. Sem mencionar que um cabelo pode sim ser ~misto~, com duas subcategorias. Parece confuso, mas vou colocar uma imagem pra ilustrar e ficar mais fácil de entender. Além de links com mais informações, para vocês se aprofundarem aos poucos.

Cabelos tipo 1 (a, b e c): São os cabelos lisos, que podem ser retos, com ou sem volume, de fio grosso ou fino, oleosos, secos ou mistos. São os tipos mais ~fáceis~ de se identificar.
Cabelos tipo 2 (a, b e c): São os cabelos ondulados, que podem ter ondulações saindo do topo da cabeça ou não, e assim como os lisos, apresentam diversas variáveis. Importante lembrar que ser ondulado não significa que o cabelo tenha o mesmo tipo de ondulação e sequer que seja uniforme (um tipo só). Para informações detalhadas sobre os tipos, recomendo uma lida no link (clique aqui).
Cabelos tipo 3 (a, b e c): São os cabelos cacheados, que podem ter dos cachos mais abertos até os mais ~fechados~ (são menores e mais volumosos no tipo 3c, por exemplo). Costumam ser secos ou mistos, já que a oleosidade natural, vinda do couro cabeludo, tem mais dificuldade para chegar no comprimento e pontas – mas isso não é regra. Pentes e escovas podem causar danos a esses tipos de cabelo, por exemplo. Para informações detalhadas, recomendo o link (clique aqui).
Cabelos tipo 4 (a, b e c): São os cabelos crespos, e engana-se quem pensa que cabelos cacheados e crespos são a mesma coisa. Os crespos quase sempre possuem fios grossos e muito juntos um do outro. Se os cacheados já podem ser danificados ao pentear, os crespos também, portanto, exigem atenção ao ser manuseados – para não danificar os fios e para não causar dor no couro cabeludo. Para informações detalhadas sobre cada tipo, recomendo o link (clique aqui).

TÉCNICAS PARA TRATAMENTO

É importante conhecer o estado atual do seu fio. Se ele tem alguma química (descoloração, tinta, progressiva, selagem, relaxamento, etc.), automaticamente precisa de tratamentos mais intensos. Se ele é virgem, também é importante cuidar e prevenir futuras dores de cabeça pra tentar tratar um cabelo negligenciado. E aqui falo de forma geral, mais pra frente pretendo trazer pessoas com cada tipo de cabelo descrito anteriormente, pra falar sobre suas rotinas de cuidado - até porque dificilmente o mesmo produto será bom para os quatro tipos de cabelos. A seguir irei explicar três técnicas, dá pra seguir só uma delas, ou duas, fica ao critério do seu cabelinho e do que ele necessita.

LOW POO: Atualmente é uma das rotinas de tratamento que faço no meu cabelo - já estou fazendo há uns bons meses. Low Poo basicamente significa menos shampoo, e é uma forma de lavar o cabelo utilizando quase nada de shampoo (em 1/3 das lavagens é o meu caso). Além disso, tanto o shampoo, quanto condicionadores e outros produtos para tratar, não podem conter ingredientes proibidos, como os silicones insolúveis, que têm fama de ~encapar~ o fio, impedindo que o tratamento penetre-os corretamente. Esses ingredientes, com o tempo, acabam causando fios vazios, quebradiços e ressecados. E engana-se quem pensa que a baixa frequência de shampoo não limpa o cabelo. Nem só de shampoo se vive os fios e garanto: meu cabelo, que é oleoso, ficou menos ~pinga-óleo~ depois que comecei a fazer o low poo, e continua limpinho. Nesse método, os adeptos costumam usar shampoo 1x por semana, mas não é regra, pode ser com maior ou menos frequência. O low poo popularizou nos cabelos tipo 3 e 4, e aos poucos também ganhou adeptas dos tipos 1 e 2.

NO POO: Enquanto o low poo prega uma menor quantidade de shampoo, o no poo tá aqui pra abolir a necessidade de shampoo. Além de todos os ingredientes já proibidos no low poo, essa técnica não permite o uso de produtos com silicones solúveis, portanto, requer maior atenção na hora de ler rótulos. Por esse motivo, muitos adeptos investem em produtos naturais (não-industrializados, por exemplo). As lavagens apenas com condicionadores (chamadas de co-wash) são bem frequentes nesse tipo de rotina capilar. O no poo não costuma fazer muito sucesso entre cabelos tipo 1 e 2, pois foi planejado para tipos 3 e 4, que costumam responder bem ao tratamento. A técnica tem fama de ajudar na definição da forma natural dos fios cacheados e crespos. Pra ficar ainda mais fácil de entender as diferenças entre no poo e low poo: todos os produtos ~liberados~ para no poo podem ser usados na técnica low poo, mas nem todos os produtos ~liberados~ para o low poo podem ser usados por quem faz a técnica do no poo, entendeu? Se não entendeu, tudo bem, vai ter post dedicado exclusivamente às técnicas.

CRONOGRAMA CAPILAR: O cronograma capilar é um tratamento que pode ser feito junto com uma das técnicas anteriores, como um complemento. Em resumo, ele trata o cabelo de acordo com suas necessidades e funciona em etapas (Hidratação, Nutrição e Reconstrução). A etapa de Hidratação é a que repõe a água nos fios, recomendada para cabelos levemente ressecados - e NÃO recomendada, de início, para cabelos elásticos e quebradiços, pois pode piorar a situação. A etapa de Nutrição é responsável por repor os lipídios do cabelo, ou seja, óleos e nutrientes. A nutrição ajuda a manter a hidratação (etapa anterior) nos fios e dá muito brilho e ~malemolência~ - é minha etapa favorita! É ideal para cabelos opacos, com frizz e sem movimento. A última etapa é a Reconstrução, responsável pela reposição de massa dos fios, ou seja, essa é a opção pra quem está com o cabelo nas últimas - fios elásticos por causa da descoloração, por exemplo. Nessa etapa uma das protagonistas é a queratina, mas eu também gosto de alternar com máscaras ricas em aminoácidos. As três etapas devem ser feitas pelos adeptos, mas a ordem e frequência depende das necessidades. E obviamente não é preciso fazer uma etapa a cada vez que você lava o cabelo.

Umas observações: eu REALMENTE recomendo, tanto para cabelos danificados, quanto para cabelos saudáveis, seguir duas técnicas dessas. O cronograma capilar é o que impede meu cabelo de quebrar ou ficar com o pé na cova toda vez que invento de mudar a cor. Além disso, parecem complicadas e caras, mas não são! Existem opções super acessíveis (que você encontra em farmácias e supermercados facilmente) e baratas para as almas que sobrevivem com pouco, como eu. Esses produtos duram muito, garanto.

Obviamente esse é um resumo bem simplificado das técnicas, justamente para introduzir o assunto, que virá aprofundado no próximo post da saga do cabelo! O que vocês acharam? Aprovam esse tipo de ~série de posts~? Prometo trazer tabelas e infográficos destrinchando as três técnicas para quem ficou interessado! Se tiverem alguma dúvida mais urgente, pode deixar nos comentários aqui no post ou na página do blog no Facebook que respondo rapidinho! Até o próximo episódio!

TO BE CONTINUED...

Você pode gostar também de:

13 comentários

  1. Adorei! Continue sim orientando outras futuras detentoras de perucas coloridas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as informações!! Muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina! Em breve farei outros posts sobre o assunto ^^

      Excluir
  4. Não conhecia as técnicas. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! Ainda esse mês estarei detalhando as técnicas ^^

      Excluir
  5. Amei,amei,amei!!! Tô aqui pensando onde meu cabelo se encaixa!! Escreve mais que fiquei curiosa (não entendo nadinha de cabelo, mas o frizz me acompanha desde sempre!!)

    ResponderExcluir
  6. Amei,amei,amei!!! Tô aqui pensando onde meu cabelo se encaixa!! Escreve mais que fiquei curiosa (não entendo nadinha de cabelo, mas o frizz me acompanha desde sempre!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!! Obrigada pela visita e comentário! No próximo post sobre cabelos vou falar sobre uma das técnicas que coloquei aqui e ela ajuda MUITO a diminuir o frizz <3

      Excluir
  7. Cami, to amando seu blog? Eu peguei pra ver hoje e to lendo tudo hahaha adorei a série de posts sobre cabelo, da pra aprender bastante coisa porque o conteúdo fica mais espalhado ai não tem necessidade de ficar reduzindo as informações ao mínimo... Vamos ver se você me ajuda, aliás! Eu comecei low poo e meu cabelo ficou mt pesado e oleoso com yamasterol, ai ia procurar alternativa e tal mas ainda tinha um shampoo e to usando ele, mas você sabe de alternativas? Beijo <3

    ResponderExcluir
  8. Cami, to amando seu blog? Eu peguei pra ver hoje e to lendo tudo hahaha adorei a série de posts sobre cabelo, da pra aprender bastante coisa porque o conteúdo fica mais espalhado ai não tem necessidade de ficar reduzindo as informações ao mínimo... Vamos ver se você me ajuda, aliás! Eu comecei low poo e meu cabelo ficou mt pesado e oleoso com yamasterol, ai ia procurar alternativa e tal mas ainda tinha um shampoo e to usando ele, mas você sabe de alternativas? Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda! Obrigada, Lu! Eu pretendo mesmo trabalhar cada parte do assunto em um post específico, justamente por isso! O yamasterol que vc ta usando é qual? O amarelo, branco ou rosa? Eu uso o amarelo pra limpar e não pesa, mas nao eh meu produto favorito. Vc tava fazendo co-wash com ele ou usando de condicionador? Eu não gosto de usar ele dessas formas. De condicionador eu te indico o monange rosa ou o bioextratus pós-progressiva, são ótimos pra low e pro nosso tipo de cabelo! Beijo!!!

      Excluir
    2. Tava usando pra co wash o amarelo, vou procurar o monange! Obrigadaaa <3

      Excluir