Receita: Strogonoff de carne de caju

O título do post não está errado, não. E eu juro que fica gostoso e praticamente igual a um strogonoff comum (de frango)! Eis o resultado...

O título do post não está errado, não. E eu juro que fica gostoso e praticamente igual a um strogonoff comum (de frango)!

Eis o resultado final pra comprovar que é real.
Recentemente parei de comer carne de novo (ovo também e derivados de leite tô diminuindo aos poucos, espero cortar totalmente), tenho fé que dessa vez consigo me manter firme e pra isso tô investindo em receitas vegetarianas e vegans mais fáceis pro dia-a-dia. A de hoje, por exemplo, foi um strogonoff de "carne" de caju super fácil e rápido de fazer - a carne dá pra congelar por vários dias também. 

Ingredientes:
- Caju (a quantidade que você quiser, eu geralmente uso de 5 ou 6 cajus de tamanho médio pra uma porção individual).
- Creme de leite de soja - 1/2 ou menos da embalagem.
- Molho de tomate (fiz o caseiro, pretendo trazer a receita pro blog) - 3 colheres de sopa.
- Mostarda - 1 colher de sopa.
- Tempero de ervas.
- Alho.
- Cebola.
- 1/4 ou 1/2 tablete de caldo de legumes.
- Sal à gosto.
- Azeite.
- Milho.
- Ervilha.
Não precisam ser os cajus mais lindos do mundo, basta não estarem podres HAHAHA

Modo de fazer:
- Tire as castanhas dos cajus e a pele de todos eles. Eu tiro o "miolo" porque acho meio durinho, mas é opcional também. 
- Coloque um caju por vez dentro de um espremedor de batatas e esprema bastante, até não sair mais nenhuma gota do suco. Vire os cajus pro outro lado e esprema novamente.
- Desfie todos eles como se fosse um peito de frango. 
- Coloque novamente no espremedor de batatas e retire mais suco - até a "carne" estar totalmente seca.
- Tempere com alho, sal e ervas. Deixe descansar por uns 15-20 minutos. 
- Coloque a cebola picada pra dourar com um fio de azeite numa panela mais funda. Jogue a "carne" e refogue com os outros ingredientes, incluindo o caldo de legumes. 
- Mexa por de 5 a 10 minutos em fogo baixo. 
- Retire e sirva.
Fica assim após desfiada.
Sugestões de acompanhamento:
- Barquinho de batata cozida.
- Purê de batata ou abóbora.
- Com legumes no vapor.
- Arroz integral com brócolis e batata palha.

Para não ficar com gosto de caju, é extremamente necessário se certificar de que os cajus foram espremidos até todo o suco ter saído. Se isso não for feito, vai sim ficar com um gostinho de caju no fundo. 
Se quiser a "carne" com a coloração menos amarela, prefira os bem vermelhinhos. Se preferir mais amarela, prefira os amarelos vivos. Eu não ligo pra isso, então uso as duas colorações.
Obviamente o suco pode ser tomado sem problemas e as castanhas podem ser torradas. 
Essa carne vai bem com outros tipos de temperos, é ótima pra rechear salgados em geral também. 

E aí? Vocês já provaram alguma outra "carne vegetal"? Pretendo trazer também a "carne" de jaca, que é a favorita de muitos vegetarianos e vegans. O que acham? Me digam nos comentários se vocês gostam desse tipo de post ou não <3

Você pode gostar também de:

6 comentários

  1. Socorro, mandei pra todos os amigos vegetarianos que tenho, e todos amaram!! Parabéns, Cami :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miga, muito obrigada <3 espero que eles tentem fazer e amem essa receita tanto quanto eu!

      Excluir
  2. seu blog tá tão lindo! Vou tentar fazer, uma boa opção já que não como carne vermelha :) o difícil vai ser encontrar caju em Brasília

    ResponderExcluir
  3. Miga da pra mandar caju por correio? Hahaha quero mt mas aqui é difícil de encontrar e só uns titicos mt caros :( mas gostei mt principalmente pq, apesar de não não ser fácil, tá bem mais susse encontro caju do que jaca! Nem sabia que dava pra comer caju salgado, gostei mt mesmo ��

    ResponderExcluir
  4. Ameeei, vou tentar fazer aqui em casa!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu acredito que dá pra fazer Fricassê também....

    ResponderExcluir