Minha experiência com o Coletor Menstrual

Oi, gente! Vai parecer um assunto muito íntimo pra ser mencionado num blog, mas faço parte do time que acredita que devemos superar o tabu ...

Oi, gente! Vai parecer um assunto muito íntimo pra ser mencionado num blog, mas faço parte do time que acredita que devemos superar o tabu de falar sobre coisas naturais da vida, como a menstruação. Na verdade, sobre uma forma de conviver com ela que seja mais agradável e sem grandes dores de cabeça. Pra isso, vou precisar contar a história que me levou a adotar o copinho (Coletor Menstrual) como alternativa aos absorventes.
Eis o meu. É roxinho!
Comecemos pelo fato de que eu menstruei cedo, tenho fluxo intenso e que dura vários dias. Além disso, sentia muita cólica, dores pelo corpo e náuseas antes, durante e depois da menstruação. Cheguei a utilizar aquele método de tomar anticoncepcionais direto (emendar cartelas) para não ter que passar por isso, mas não me adaptei e decidi voltar a sentir as dores e me irritar com absorventes (que davam alergia, desconforto e ainda fazem mal à saúde da região íntima). Depois de anos, finalmente achei um remédio que fizesse efeito para as dores, mas a solução para substituir os absorventes demorou.

O Holycup vem nessa embalagem fofa, junto com uma sacolinha pequena de transporte.
Até que fiquei sabendo, através de uma amiga minha, do coletor menstrual – um copo reutilizável e pequeno, que é inserido (por nós mesmas) no nosso canal vaginal apenas durante a menstruação (ele veda as paredes do canal, sem permitir que o sangue passe do copinho), feito de silicone e completamente maleável. A promessa principal dele é o conforto e segurança. Na época, não dei muita bola, mas ano passado recebi um press kit e me interessei. Não me adaptei ao coletor que recebi, então comecei a pesquisar sobre como descobrir o melhor tipo (altura, diâmetro, etc.) para o meu corpo. O escolhido foi o Holycup classic tamanho G, com puxador de bolinha (e ele ainda é roxo, confesso que amo mais ainda por isso).

Como previsto, as pesquisas deram certo e ele serviu perfeitamente. Demorei uns dois ciclos pra me adaptar totalmente e hoje em dia é tão normal pra mim que até esqueço que tô usando (tenho que me policiar quanto a isso porque realmente esqueço demais e não deveria). Depois do copinho, minha relação com a menstruação mudou totalmente e nunca mais deixei de ir a algum local por causa disso. Foi a solução perfeita pra mim.

Óbvio que não vou afirmar que qualquer uma pode se adaptar à ele, conheço pessoas que mesmo após anos de uso, preferem os absorventes. Já eu não quero ver um absorvente nem pintado de ouro e sou muito feliz com meu copinho. Acho que a decisão de testar ou não deve vir de muita pesquisa e muita (muita mesmo) conversa com o ginecologista, antes de tudo.
Exemplos de dobras para inserir. Reparem como é maleável!
Alguns benefícios do copinho
  • Ok, geralmente custa mais de R$ 60 reais e só é encontrado na internet (por enquanto) ou com revendedoras, mas esse dinheiro gasto tem retorno: são anos de durabilidade, o que gera uma economia GIGANTE se compararmos com os pacotes de absorventes que compramos todo mês. Faça as contas, um copinho dura, no mínimo, 3 anos. 60 dividido por 36 meses = 1,66 por mês, aproximadamente. Já com os absorventes, gastamos no mínimo R$ 5 por mês (eu gastava bem mais). 5 x 36 = 180. Vale à pena pedir até de presente pra família, amigas, etc.
  • Pra quem tem fluxo intenso, é uma bênção. Agora posso dormir tranquila durante uma noite inteira e só trocar no dia seguinte.
  • O coletor faz com que paremos de descartar absorventes, ou seja, a produção de lixo que produzimos cai drasticamente – o meio-ambiente agradece.
  • O coletor menstrual não apresenta risco de alergia ou infecções causadas por abafar a região íntima, como os absorventes externos ou internos.
  • Ele se ajusta ao seu corpo, e não o contrário.
  • Indiretamente vamos conhecendo melhor o funcionamento do nosso ciclo menstrual e nosso corpo. Por exemplo: a maioria (como eu) descobre que apesar do fluxo ser intenso, o sangue se espalhava mais no absorvente e dava a sensação de AINDA MAIS INTENSO. No coletor, pude ver a quantidade real de sangue que meu corpo manda pra fora na menstruação. É bem menor do que eu imaginava e isso me ajudou a entender a melhor hora de esvaziá-lo.
  • Praia, piscina, esportes, cachoeira, que seja...agora não tem mais desculpa para se sentir desconfortável quando for menstruada. 
Mas e o absorvente interno? Não é a mesma coisa?
Não. É bem diferente. O absorvente interno tem que ser inserido bem longe da entrada do canal vaginal, o que faz com que muitas se sintam desconfortáveis. Além disso, o material desse tipo de absorvente acaba sugando a umidade natural do local, que é feita para nos proteger, isso aumenta os riscos de infecção e, obviamente, o uso contínuo não faz bem para a maioria das mulheres. Já o coletor menstrual é inserido no começo do canal vaginal, facilitando a retirada e evitando incômodos ou dores de cabeça na hora de retirar.
E por falar em hora de retirar, muita gente me pergunta se é complicado. Eu não acho. Basta uma apertadinha no fundo do coletor, pro vácuo ser desfeito e puxo com cuidado. Daí é só jogar o sangue no vaso sanitário, passar água no coletor (levo uma garrafinha com água quando sei que vou precisar trocá-lo fora de casa – bem raro) e inserir novamente. Ah, quanto à higienização mais completa do copinho: basta esterilizar na água numa caneca própria pra micro-ondas por alguns minutos ou ferver numa panela (como aquelas de ferver utensílios de bebês) no fogão mesmo até começar a subir bolhas. Antes de usar no primeiro dia de ciclo e após usar no último dia de ciclo. Só isso!

Comparação de tamanho com um vidrinho de esmalte. Lembrando que esse é o tamanho G.
Como escolher e onde comprar?
Não posso indicar o melhor pra cada mulher porque só respondo por mim, mas posso dizer algumas marcas mais fáceis de encontrar: Fleurity (marca brasileira, recém chegada no mercado, dá pra comprar pelo site), Inciclo (marca brasileira e mais antiga, dá pra comprar pelo site ou com revendedoras na sua cidade), Meluna/Holycup (são iguais, a diferença é que Meluna é uma marca alemã e a Holycup é como uma revendedora dessa marca, ambas realizam os pedidos pela internet), Fleurcup (dá pra comprar pelo site), etc. Para escolher, eu recomendo pesquisar no google e ler opiniões de mulheres que usam (no facebook tem vários grupos muito úteis sobre o assunto), simplesmente escolher um sem ter lido sobre pode não dar muito certo.

Por fim, gostaria de pontuar umas coisas: não vou afirmar que funciona pra qualquer mulher, mas eu recomendo de olhos fechados que se você tiver condições e puder investir em um, não fica adiando. Fez muito bem pra mim e pro meu dia-a-dia. Além disso, parei de encarar minha menstruação como algo sujo (até porque acabei descobrindo que odor de menstruação na verdade é uma causa do uso de absorventes!) e me estresso muito menos porque não tem risco de vazar quando se pega o jeito de inserir. Quis trazer esse assunto pro blog porque acho interessante sairmos dessa ideia de que menstruação é tabu. É natural, gente. Espero que tudo isso tenha plantado a sementinha da curiosidade em vocês!

Você pode gostar também de:

10 comentários

  1. Confesso que tenho meus medos, mas fiquei mto feliz qdo soube que moças de determinada região da África ganharam copinhos doados por uma instituição da qual não me lembro bem e que agora elas poderão ir a escola nos dias em que estiverem menstruadas pois antes não tinham dinheiro pra comprar absorventes. Ai a partir disso comecei a ver com outros olhos o tal copinho. Muito bom vc tratar disso aqui! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz por você estar se abrindo para entender melhor as vantagens do coletor <3

      Excluir
  2. Esse copinho é a melhor coisa. Já tinha ouvido falar por alto, mas só fui me ligar mesmo depois de ler no FB meninas comentando sobre. É muito confortável, mil vezes melhor do que qualquer absorvente. Eu comprei o inciclo tamanho B porque achei fácil de achar (comprei pela net) e também porque achei mais fácil de escolher (escolhi o B, já que não tenho filhos). Eu não sei tamanho do colo etc, então achei mais seguro levar o inciclo B mesmo e funciona perfeitamente hehe

    Beijos! ótimo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari <3 Já eu não me adaptei ao Inciclo, apesar de ter adorado a maleabilidade do silicone dele :( mas tô feliz que funcionou pra ti, a maioria das minhas amigas que usam coletor tbm usam o inciclo!

      Excluir
  3. Ah, coletores são muito bons e acho que uma coisa tão boa assim precisa de melhor divulgação, acredito que muitas mulheres ainda não experimentaram por falta de conhecimento sobre. Boa iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Quero muito que num futuro próximo os coletores sejam mais divulgados e de fácil acesso! Obrigada!

      Excluir
  4. Adorei o post! Realmente é necessário se falar sobre tais assuntos, ainda mais quando se pesquisa opiniões de pessoas diferentes. Valeu a pena!

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor teu post, parabéns !
    Eu recentemente adquiri o coletor, testei e gostei muito !
    Peguei com desconto em um site de cupons, quem quiser deixo aqui o endereço : http://cupomdesconto.agregadordeofertas.net/cupom-de-desconto/cupom-de-desconto-fleurity-coletor-menstrual-ganhe-r10-de-desconto-para-avaliar-o-produto/

    ResponderExcluir
  6. Comprei meu fleurity e eh meu primeiro ciclo com ele. Estou tendo dificuldades em como colocar e ele abrir rs. Fico muito tempo no banheiro so tentando colocar e ontem acabei desistindo. Mas no entanto a promessa do conforto eh verdadeira. Apesar de ter conseguido colocar só uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Comprei meu fleurity e eh meu primeiro ciclo com ele. Estou tendo dificuldades em como colocar e ele abrir rs. Fico muito tempo no banheiro so tentando colocar e ontem acabei desistindo. Mas no entanto a promessa do conforto eh verdadeira. Apesar de ter conseguido colocar só uma vez.

    ResponderExcluir